Couro de gato: uma História do Samba
R$59,90
Em estoque
Um pouco sobre a edição
O Rio de Janeiro negro, mágico e trágico, do final do século XIX e início do século XX é o cenário de Couro de gato – Uma história do samba. A HQ de Carlos Patati e João Sánchez retrata o surgimento do samba na capital fluminense. Figuras-chave desse período, como Noel Rosa, Ismael Silva e Cartola, dividem espaço com personagens fictícios, como o protagonista Camunguelo.
Couro de gato – Uma história do samba descreve o Rio de Janeiro negro, mágico e trágico, do final do século XIX e início do século. A cidade de Tia Ciata, Donga, Sinhô, Pixinguinha, da Praça 11, da Penha, do Morro do Castelo, do violão, do feitiço e da navalha. Ilustrada com xilogravuras do artista-plástico João Sánchez, a HQ tem roteiro de Carlos Patati e traz personagens como Noel Rosa, Ismael Silva e Cartola. Ainda que trate de fatos reais com personagens reais, o fio condutor é um músico fictício, Camunguelo. É através dele que observamos o crescimento da cidade e o desenvolvimento de sua música.
O livro foi produzido lentamente, durante anos, e nesse tempo de elaboração foi conquistando a admiração de outros grandes autores de quadrinhos e da literatura brasileira, de Julio Shimamoto e Lourenço Mutarelli a Braulio Tavares.